quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Israel, Palestina, Fatah, Hamas .Gaza…….. e os outros? Foram esquecidos???

Concordo plenamente que se desnude e divulgue toda e qualquer atrocidade cometida à divina vida humana mas tenho verificado que a comunicação social tem dado total exclusividade ao confronto Israel – Palestina. As palavras Faixa de Gaza, Fatah, Hamas, Israel e Palestina são constantemente difundidas em todo e qualquer órgão de comunicação que utilizemos, lemos o jornal e lá estão elas, ligamos a televisão e lá estão novamente, o mesmo em todos os jornais. (Volto a dizer) concordo que se divulgue, todos nós necessitamos de compreender o que se passa para podermos opinar sobre o assunto.
Esta sociedade globalizada em que vivemos, permitiu transformar a nossa opinião, a opinião pública, numa poderosa arma que poderá fazer alguma diferença mas faço votos para que também outras palavras sejam ouvidas e lidas tais como Darfur (no Sudão, onde se desenrola um genocídio quase invisível aos olhos da imprensa internacional) e Ruanda (onde os confrontos entre a Republica Democrática do Congo e os rebeldes ainda persistem, também aqui é necessário evitar que o genocídio e restantes atrocidades cometidas em 1994 - onde morreram 800 mil Hutus e Tutsi - não se repita). Os média têm o fundamental papel de nos dar a conhecer as atrocidades cometidas e de afervorar em nós uma reagente opinião relativamente ao assunto.
Por mim, e para que não julguem que apenas aqui estou para criticar sem apresentar propostas, o mais poderoso meio de comunicação actual, a televisão, pode deixar de difundir uma qualquer novela ou um outro qualquer desses programas “cor de rosa”, a favor de mais informação desde que esta seja divulgada, cada vez mais, de forma isenta e verdadeira.
Ahh … pois é … mas aqui há um pequeno problema …. existe aquela pequena palavra que para eles é muito importante … Share ($$$$)… a quota de audiência, possivelmente, iria diminuir. Peço desculpa aos Senhores administradores, accionistas e afins das agências televisivas…. pois sem querer já estava a “meter as mãos” nos vossos enormes e recheados bolsos.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Dúvidas Convictas

Todos nós, transeuntes deste caminho que é a própria vida, sentimos na pele do nosso próprio corpo a queimadura ácida da dúvida. Existirá porventura alguma directa correlação entre a chaga e a dor que por ela é transmitida?
Como encontrar a resposta digna às nossas conveniências, sabendo de antemão que cada uma das possíveis hipóteses poderá originar novas linhas de vida distintas e, que cada uma delas, poderá interagir de forma diferente com o futuro dos nossos próprios entes? Se fossemos um Ser Uno, indivisível, sem dependências próprias, talvez este medo de errar na escolha não fosse tão dramático e intrincado, no entanto não é verosímil que assim seja pois uma sondagem de introspecção levará à verdade absoluta de que todos somos seres efémeros e dependentes de algo ou de alguém!
São as intersecções da nossa linha recta de vida que nos levam ao culminar de cada nova etapa, sabendo entretanto que cada nova escolha originará o percorrer de um novo e enigmático caminho, predispondo, no epicentro da nossa tormenta, novas dúvidas sendo estas directamente proporcionais às novas vivências.
Não, não vos vou divulgar qual a incerteza presentemente vivida, não pelo facto desta ser pessoal e intransmissível (que não o é), mas pelo facto de que esta decorrente dúvida de hoje poderá, quem sabe, já estar extinta amanhã, tendo contudo a certeza que uma outra, seja ela existencial, metafísica ou simplesmente terrena, gerará um novo corrupio no meu vórtice cerebral.
Dúvidas …. Elas que venham, desafio-as, irei desmembrá-las transformando-as em certezas coerentes… ou talvez não!