quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Israel, Palestina, Fatah, Hamas .Gaza…….. e os outros? Foram esquecidos???

Concordo plenamente que se desnude e divulgue toda e qualquer atrocidade cometida à divina vida humana mas tenho verificado que a comunicação social tem dado total exclusividade ao confronto Israel – Palestina. As palavras Faixa de Gaza, Fatah, Hamas, Israel e Palestina são constantemente difundidas em todo e qualquer órgão de comunicação que utilizemos, lemos o jornal e lá estão elas, ligamos a televisão e lá estão novamente, o mesmo em todos os jornais. (Volto a dizer) concordo que se divulgue, todos nós necessitamos de compreender o que se passa para podermos opinar sobre o assunto.
Esta sociedade globalizada em que vivemos, permitiu transformar a nossa opinião, a opinião pública, numa poderosa arma que poderá fazer alguma diferença mas faço votos para que também outras palavras sejam ouvidas e lidas tais como Darfur (no Sudão, onde se desenrola um genocídio quase invisível aos olhos da imprensa internacional) e Ruanda (onde os confrontos entre a Republica Democrática do Congo e os rebeldes ainda persistem, também aqui é necessário evitar que o genocídio e restantes atrocidades cometidas em 1994 - onde morreram 800 mil Hutus e Tutsi - não se repita). Os média têm o fundamental papel de nos dar a conhecer as atrocidades cometidas e de afervorar em nós uma reagente opinião relativamente ao assunto.
Por mim, e para que não julguem que apenas aqui estou para criticar sem apresentar propostas, o mais poderoso meio de comunicação actual, a televisão, pode deixar de difundir uma qualquer novela ou um outro qualquer desses programas “cor de rosa”, a favor de mais informação desde que esta seja divulgada, cada vez mais, de forma isenta e verdadeira.
Ahh … pois é … mas aqui há um pequeno problema …. existe aquela pequena palavra que para eles é muito importante … Share ($$$$)… a quota de audiência, possivelmente, iria diminuir. Peço desculpa aos Senhores administradores, accionistas e afins das agências televisivas…. pois sem querer já estava a “meter as mãos” nos vossos enormes e recheados bolsos.

Sem comentários: